Dicas de manutenção em encanamentos:


Quais os cuidados que devo ter para evitar entupimentos no vaso sanitário?


Se utilizar desodorizantes ou desinfetantes de aplicação na borda do vaso sanitário, deverá verificar se a sua colocação está correta e segura de modo que este não se desprenda provocando entupimento no sifão. Deverá observar também o desgaste da haste de plástico do suporte do desodorizante causado pelo movimento da tampa.

Evite depositar papel higiênico em excesso no interior do vaso sanitário de modo a não provocar entupimento no sifão.

Não introduza no vaso sanitário lixo ou outros objetos de natureza diferente do papel higiênico. Tenha o cuidado de, quando descarregar o balde de água suja, verificar se não existem esponjas ou panos no seu interior.

Deverá ter especial atenção quando tiver crianças em casa, alertando-as para não colocarem objetos ou brinquedos no interior do vaso sanitário.

Maus cheiros no banheiro ou cozinha, O que devo fazer?


Se os maus cheiros tiverem origem no banheiro ou cozinha, deverá verificar todos os sifões dos aparelhos vaso sanitários e de pavimento. Cada sifão tem de conter obrigatoriamente água no seu depósito.

No caso de maus cheiros em moradias ou edificios verifique que exista água no depósito apropriado da caixa sifónica da instalação de esgotos, caso contrário abasteça os sifões ou caixas com água.

Caso o sifão do vaso sanitário não contenha água, deverá verificar se existe obstrução no cano de respiração do coletor de esgotos da prumada do banheiro ou se existem fissuras no sifão. Em ambas as situações deverá solicitar ajuda de um técnico especializado.

Que cuidados devo ter em relação à instalação de esgotos quando compro uma casa?


Quer seja uma construção nova ou existente, deverá solicitar ao vendedor ou proprietário, o registro em video do interior da tubagem da canalização de esgotos.

Devo utilizar produtos químicos existentes no mercado para desntupir os esgotos?


Não há nenhum impedimento neste sentido. No entanto deverá ter em conta vários fatores, nomeadamente, seguir sempre as instruções da embalagem, só utilizar produtos indicados para o efeito, apesar de existirem muitas marcas no mercado, nem sempre apresentam bons resultados. Estes produtos são mais adequados para incrustações ligeiras de gordura não sendo indicados para remoções fisicas mais graves.